terça-feira, 23 de outubro de 2018

CANCRO DA MAMA - O QUE JÁ ESTAVA ESQUECIDO






Quando somos acompanhados com carinho por quem nos rodeia, quando temos fé e confiamos naqueles que nos tratam e nas novas tecnologias para controlar a doença, então tudo de menos bom por que passámos se atenua e ficam a lembrança do apoio que recebemos e a certeza que fomos capazes de ultrapassar estes momentos maus com o mínimo de sofrimento possível.


É verdade, não te posso dizer que é fácil. Não é. Mas ajuda muito saber que outros passaram por isto e que, o ultrapassaram com mais ânimo, graças à partilha de uma esperança de que será uma situação passageira e à teimosia em aguentar todo o mal estar provocado pelos tratamentos necessários com espírito positivo.


Ao falar contigo, já me esquecia de que também tive dores musculares e articulares, dormência nos pés e nas mãos, um cansaço extremo… É verdade, também os tive, variando o grau de intensidade de sessão para sessão e mantendo-se a dormência nas mãos e, sobretudo, nos pés até mesmo bastante depois de terminada a Quimioterapia. Só que tudo já passou e, como a memória é curta, isso já ficou para trás. Agora, ao descreveres-me o que se está a passar contigo, é que me lembrei que, todos até podemos passar por isso…, só não esquecemos que tivemos quem tivesse estado connosco apoiando-nos nestes momentos, tornando mais suave a nossa passagem por uma fase da vida menos boa mas necessária para se ultrapassar esta doença. Tive essa sorte. Penso que também a terás...


É isso, temos que nos encher de coragem e de paciência e, acima de tudo, acreditar… ACREDITAR em que tudo vai passar e que vamos ficar curados. Como se costuma dizer: "É meia cura, meio caminho andado…"




sexta-feira, 19 de outubro de 2018

CANCRO DA MAMA - ESSE TEU RISO CRISTALINO





É a véspera de mais um tratamento. Há que fazer a cortisona em dose reforçada durante a noite para te preparar para mais uma sessão de Quimioterapia que te vai deitar a baixo, (tu sabes), mas não vais deixar... Telefonei-te, descreveste-me as peripécias  da nova cabeleira e das tuas pestanas e sobrancelhas que agora são ralas... Falámos e fiquei descansada, és mais uma lutadora, quando ouvi o teu riso cristalino apesar do caminho que tens a percorrer. Uma etapa de cada vez com a esperança renovada de as ir vencendo passinho a passinho, mas sem deixar nunca esse riso tão lindo que também a nós nos dá forças e a ti coragem para atravessares esse calvário que agora é teu.