quarta-feira, 19 de fevereiro de 2020

CANCRO DA MAMA - O CANCRO DA MAMA TAMBÉM ACONTECE NOS HOMENS





Marco Paulo


PARTILHAR TAMBÉM É PREVENIR


Ainda que o cancro da mama possa ter várias causas nem sempre fáceis de definir, um diagnóstico precoce é fundamental. Mais um caso conhecido, desta vez o de Marco Paulo, um cantor português popular. 

É muito raro os homens desenvolverem cancro da mama (cerca de 1% dos casos). No entanto, a frequência do cancro da mama nos homens, tal como nas mulheres, tem vindo a aumentar e é mais comum a partir dos 60 anos.

Há maiores factores de risco para alguns homens como: a predisposição genética, o consumo de álcool ou de tabaco, a exposição a radiações, a obesidade e a doença hepática crónica, de acordo com o oncologista Daniel Romeira, do Hospital Lusíadas de Lisboa.

Hoje em dia, o diagnóstico precoce nas mulheres tem sido muito mais acessível e aceite graças às campanhas de sensibilização e ao aumento do número de unidades móveis de rastreio. Para os homens, o diagnóstico precoce nem sempre é possível, já que, como é muito raro o homem desenvolver cancro da mama, a demora até ao diagnóstico é maior.

No caso do cantor Marco Paulo, que já tinha tido um cancro do cólon há 20 anos, apareceu-lhe um caroço sob o mamilo direito que ele de início desvalorizou. Mas, numa consulta de rotina, foi feita análise a esse caroço que se veio confirmar estar relacionado com o cancro da mama. Pelo que, Marco Paulo, alerta para que "o cancro da mama não é um problema só para senhoras". 

Depois de detectado um nódulo ou de o médico suspeitar que algo não está bem, são feitos exames tais como os que detectam o cancro da mama nas mulheres: mamografias com imagens de raio-X da mama, ecografia, ressonância magnética ou biópsia. 

Os tratamentos divergem entre si conforme os casos, mas são idênticos aos que são usados nas mulheres. De acordo com o oncologista Daniel Romeira, pode apenas existir alguma alteração no que respeita à terapêutica hormonal antiestrogénica.

Há pois que não esquecer que nos homens também pode acontecer o cancro da mama e, quanto mais cedo for detectado, melhor.



(Texto adaptado a partir de um artigo da MAGG retirado da NET)




Sem comentários:

Enviar um comentário

PARTILHAR É UMA FORMA DE PREVENIR: