Fundação Champalimaud
PARTILHAR TAMBÉM É PREVENIR...
Aqui estou mais uma vez... Agora, para partilhar a alegria de ver passados estes anos sem que voltasse a ter uma recidiva. O cancro que tive era pequenino em tamanho mas grande em gravidade (um triplo negativo). Daí que, desde há cinco anos, entrar neste espaço se tenha tornado uma realidade... primeiro a cirurgia, depois a quimioterapia e, finalmente a radioterapia. Nos anos subsequentes, foram os exames e as consultas de controlo.
Passados cinco anos, podemos finalmente descansar. A probabilidade de uma recidiva é idêntica à de qualquer outra pessoa mesmo de quem nunca tenha tido cancro. Daí que, não se descartando a vigilância, a periodicidade dos exames de rotina passe a ser anual, e OBRIGATÓRIA!...
Agora, só daqui a um ano voltarei a sentar-me nestes cadeirões onde me sentei tantas vezes esperando ser chamada para saber os resultados dos exames e/ou qual o passo seguinte na luta contra este inimigo silencioso, tantas vezes, com desfechos tão imprevisíveis ...
Neste espaço, se faz também a investigação que ajudará a permitir que um dia o cancro da mama, ou de outro tipo, seja controlado com maior facilidade permitindo também uma cura definitiva e mais rápida.
Esta imagem permanecerá como um sinal de esperança e confiança em todos que aqui trabalham... e de gratidão pelo seu empenho e profissionalismo no acompanhamento de quem aqui recorre para, em conjunto, se lutar contra esta doença cuja gravidade, um dia, fará parte do passado.