Hoje foi a sexta e última sessão... Foi o suficiente e muito bom. Os tecidos da mama voltaram a ganhar flexibilidade com o desaparecimento dos nódulos e inchaços e o braço ganhou mobilidade sem a dor que era provocada pela existência de cordões linfáticos que apareceram após a cirurgia. O restabelecimento da sensibilidade total, agora, só com o tempo.
Não é fácil arranjar quem faça este tipo específico de Fisioterapia. Mas vale a pena a procura. Em menos de um mês tudo voltou quase ao normal, estando-se pronto para uma possível Radioterapia cuja eficácia seria dificultada se os tecidos ainda estivessem intumescidos.
Para além dos benefícios físicos, sentimo-nos mais acompanhadas por quem já presenciou muitas situações como a nossa. Para além de nos serem dados conselhos mais técnicos, são-nos relembradas atitudes a tomar perante esta fase do tratamento que inclui a Quimioterapia. Até mesmo atitudes de vida __ faça caminhadas; não fique fechada em casa, apesar dos cuidados a tomar; consuma determinados alimentos ricos em ferro como os brócolos e a beterraba; faça aquilo de que gosta, Pintura, leitura, Ioga (...); viva intensamente os seus dias; saboreie a vida...
Não serão necessárias muitas sessões, mas aceleram todo um processo de restabelecimento dos tecidos da mama e do braço que, de outro modo, poderia ser muito mais moroso; para além de nos permitir sentir mais acompanhadas nesta fase que inclui a cicatrização das incisões feitas quando da cirurgia e o início da Quimioterapia.
Resumindo: sentimo-nos muito mais seguras e fisicamente resulta muito bem, ou seja, valeu bem a pena!...
Sem comentários:
Enviar um comentário
PARTILHAR É UMA FORMA DE PREVENIR: